Pedir Gás online agora

O melhor preço de de Gás de cozinha em seu bairro, encontre o deposito de gás mais próximo agora, apenas um clique.

botijao.imagem

Que tipo de gás é usado nas residências

Gás natural (metano) é o tipo de gás usado em residências com mais frequência. Em áreas onde o gás natural não está disponível, são usados ​​GLP, GNV ou biogás. O gás natural é entregue através de gasodutos, enquanto o GLP e o GNV são entregues em cilindros ou tanques. O biogás é frequentemente produzido no local.

Dos quatro tipos de gás usados ​​em residências, o GLP (propano) tem um maior conteúdo de energia em 93,2MJ / m 3 versus gás natural (metano) em 38,7MJ / m 3 . O GNV e o biogás também são metano, embora o biogás tipicamente tenha uma porcentagem menor de metano.

O que o gás é usado em garrafas de gás

O gás usado nas garrafas de gás é o GLP – gás de petróleo liquefeito – que é propano ou butano, hidrocarbonetos inflamáveis ​​usados ​​como combustível para aquecimento doméstico, culinária, água quente e carros e veículos com GLP.

Em referência ao tipo ou tipo de gás usado nas residências, o gás usado nas garrafas de gás é quase sempre GLP . Assim, o tipo ou tipo de gás usado nas residências é propano, butano ou uma mistura dos dois.

O outro tipo de gás usado em residências é o gás natural (gás de rede) ou GNV, ambos metano.

Propano , butano e gás natural são todos gases de hidrocarbonetos.

O propano e o butano se enquadram no rótulo amplo de “GLP”, como gases de petróleo liquefeitos e também chamados de líquidos de gás natural – NGL.

GNC – Gás Natural Comprimido – é metano.

O fornecimento de GNV também é uma possibilidade, mas raro por razões práticas e econômicas.

O biogás, com metano como constituinte primário, tem as mesmas limitações.

Cilindro de gás de cozinha

Um cilindro de gás de cozinha pode ser um cilindro doméstico de 9 kg, 45 kg ou 14,2 kg.

Os tamanhos dos cilindros de gás de cozinha dependem do uso, do volume necessário de gás e da localização da instalação do cilindro de gás.

Para quem usa GLP apenas para cozinhar, um cilindro de gás de cozinha australiano é normalmente um único cilindro de 45 kg de GLP que dura um ano ou mais. A garrafa de 45 kg de gás tem uma capacidade de 88 litros.

Os tamanhos das garrafas de gás para churrasco são fornecidos nas dimensões de 4 e 9 kg, capacidade do cilindro e tamanhos de garrafas de gás (tamanhos de garrafas de gás propano). Pequenas garrafas de gás GLP são portáteis, como usadas no camping.

Garrafas de gás

GLP incluem uma válvula de gás principal para controlar a liberação do gás. A válvula de alívio de pressão (PRV) é um dispositivo de segurança incorporado à válvula de gás principal nas garrafas de gás GLP. Se a pressão do gás dentro da garrafa de gás GLP aumentar, como resultado de um incêndio ou outra fonte de calor, a válvula de alívio de pressão libera parte do gás para aliviar a pressão.

Os vários tamanhos de garrafas de gás e capacidade do cilindro contêm líquido e gás, pois o GPL – Gás Liquefeito de Petróleo – liquefaz sob pressão. Uma garrafa de gás GLP é considerada baixa pressão versus tamanhos de garrafa de gás de alta pressão, conforme usado com o GNV.

O armazenamento de gás natural comprimido é o armazenamento de metano gasoso a alta pressão de 20 a 25 MPa (200 bar a 250 bar) em cilindros especiais de gás GNV. Os cilindros de armazenamento de gás natural comprimido a GNC têm um peso tara aproximadamente 3x mais pesado que os cilindros de GPL de capacidade comparável.

O gás de cozinha contém

O gás de cozinha contém gás natural (metano) ou GLP. Se for GPL, o gás de cozinha contém propano, butano ou uma mistura dos dois. Se o gás de cozinha for GNV ou biogás, o principal constituinte ainda é o metano.

Diferença entre GNV e propano-GLP – Conteúdo de energia de GLP

A grande diferença entre o GNV e o propano está na densidade de energia volumétrica. O conteúdo de energia de GLP é quase o dobro da densidade de energia com 25MJ / L para propano a GLP versus apenas 9MJ / L para GNV.

Em outras palavras, para cilindros de capacidade comparável, o conteúdo de energia a GPL significa que os cilindros durarão mais que o dobro.

Outra grande diferença entre o GNV e o propano é que as pressões de armazenamento de GNV podem ser superiores a 10 vezes a pressão do GLP.

Por exemplo, a pressão do GLP é menor que 2 MPa, enquanto o GNV é de 20 a 25 MPa.

Essa pressão muito mais alta requer um cilindro ou tanque muito mais pesado e mais caro.

Isso também significa que é impraticável torná-los grandes o suficiente para compensar o déficit de densidade de energia. 

Isso se deve ao tamanho e peso necessários.

GNC vs GPL para gás é usado em garrafas de gás

Devido ao maior conteúdo energético de GLP, um cilindro de GNV precisaria ser substituído mais que o dobro da frequência. Isso significa o inconveniente de verificar os cilindros de GNV e fazer pedidos com muito mais frequência.

O proprietário também teria que absorver os custos extras de frete. 

Isso resultaria em entregas extras e peso adicional.

Isso ocorre porque os cilindros de GNV de alta pressão pesam mais que o dobro.

Por exemplo, um cilindro vazio de 45 kg de GLP pesa apenas aproximadamente 35 kg. 

Um cilindro de GNV vazio, com capacidade de volume comparável, é de cerca de 108 kg.

Portanto, ao comparar cilindros vazios, um cilindro de GNV é 3x o peso.

Isso também torna impossível aumentar o tamanho do cilindro para reter uma quantidade igual de energia. 

O cilindro seria muito grande e pesado para transportar para fins de troca.

Também é provável que haja um aluguel mais alto de cilindros, pois os cilindros mais pesados ​​de GNV custam mais.

Finalmente, o equipamento para encher os cilindros de GNV é caro – muito mais que o GLP.

O fornecedor precisaria compensar esses custos mais altos no custo do gás.

É a densidade e pressão de energia que afetam a conveniência e a acessibilidade comparáveis ​​do uso.

O tipo de gás é usado em residências do seu país ou região

Supondo que o tipo de gás usado nas residências seja o GLP, ele pode ser propano, butano ou uma mistura dos dois. A disponibilidade relativa e a economia dos diferentes tipos de gás usados ​​nas residências conduzem às diferenças.

  • Por exemplo, o GLP fornecido nos EUA e na Austrália é propano puro.
  • Alguns países, como a Nova Zelândia, fornecem uma mistura de propano / butano.
  • Em alguns países, como a Inglaterra, você pode comprar propano ou butano.

Como é produzido o gás de cozinha

O gás de cozinha é produzido usando o processo de fabricação de gás GLP que ocorre durante o processamento de gás natural e o refino de petróleo, porque o gás de cozinha usado nas garrafas de gás é GLP (propano) e não um gás diferente. O gás de cozinha também pode ser produzido com gás natural ou gás canalizado.

GAS GAS BH GAS EM BH